domingo, 31 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Brincadeira de Papel

Brincadeira de Papel é a "marca" da Eli, e o trabalho em papel machê seu principal artesanato. As galinhas já foram mostradas em várias etapas de fabricação. Hoje o destaque é para as máscaras e cabeças.
As duas maiores são de papel machê, sim, mas a pequena é em argila, outro trabalho que a Eli gosta de fazer.
As cabeças são em papel machê e bem interessantes também, para quem gosta desse estilo de decoração.
Os produtos da Eli podem ser encontrados na loja do Caminho do Artesanato, na Aldeia Vila Verde, 62, em São Lourenço.

sábado, 30 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Ladaínha

Ladaínha é a "marca" da Marília, artesã criativa, que está sempre em movimento. Seus Divinos são realmente muito bonitos, mas a Marília não está mais dedicada a esse trabalho. Mostro aqui apenas para registrar a beleza dessas peças, lembranças de sua fase no papel machê.Este Divino ainda está a venda na loja do Caminho do Artesanato, na Aldeia Vila Verde 62, inclusive com o preço em promoção, por ser o último.
Este Divino, já vendido, ficou realmente maravilhoso, totalmente em branco.
Outro belo trabalho foi o Divino em branco com amarelo e as alegres fitas coloridas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Flora da Serra

Flora da Serra é a "marca" da Flora Maria artesã que, apaixonada por plantas, procura sempre retratá-las em seu trabalho.A Quaresmeira (Tibouchina granulosa) foi escolhida como a Árvore Símbolo de São Lourenço, numa interessante eleição em que os alunos das escolas fizeram campanha e votaram na árvore de sua preferência. Concorrendo com a Embaúba e a Eritrina, a Quaresmeira foi a vencedora.
Flora e Eli produziram a bela sacola ecológica, feita em brim pintado artesanalmente, onde a Quaresmeira enfeita o bolso de juta.
E no mini-estandarte de juta cá está ela novamente, em toda sua beleza e graça , a Quaresmeira.

PASSEANDO PELO CAMINHO - Cor e Trama

Cor e Trama é a "marca" da Mercedes, e seu trabalho é a milenar arte da tecelagem em tear.As lindas peças acima foram feitas com fios de lã e seda, e pouco tempo ficaram na loja, sendo logo vendidas.
No atelier da Mercedes encontram-se estantes repletas de fios de várias cores e texturas.
O belo tear, sempre à postos para o trabalho, fica em uma agradável varanda com vista para o verde bairro do Solar dos Lagos, em São Lourenço.
As peças da Mercedes podem ser encontradas na Loja do Caminho do Artesanato, na Aldeia Vila Verde, 62.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Parada Ramon

Antiga parada de trem, construida na década de 1930, a Parada Ramon faz parte da história de São Lourenço e é um delicioso passeio nostálgico.Da janela do atelier pode-se apreciar o trem chegando com barulho e fumaça.
Interior aconchegante e romântico, onde o coloridíssimo tapete enfeita o chão antigo.
Tapetes e mais tapetes, de todas as cores e desenhos possíveis, são encontrados na Parada Ramon, que fica ao lado do Aeroporto de São Lourenço.

sábado, 16 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Bicho Fofo

Bicho Fofo é a "marca" da Cláudia que, cada vez mais, faz do seu artesanato um motivo de satisfação para quem adquire seus produtos. A Quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma encantadora árvore que na época da Quaresma colore os campos com sua florada cor de violeta. Nesse colar a Quaresmeira mostra toda a sua beleza, enfeitada de minúsculos fuxicos.

A Quaresmeira é a árvore símbolo de São Lourenço, e aqui está delicadamente retratada em feltro num gracioso colar que nem conseguiu chegar na loja, pois foi logo vendido.

O mimoso broche também traz a Quaresmeira junto com mínimos fuxicos coloridos.

Os produtos Bicho Fofo podem ser encontrados na loja do Caminho do Artesanato , na Galeria Fonte Luminosa, loja 9.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Bernardo Ilg

CERÂMICA - a arte da fabricação de louça de barro cozido. / As peças feitas de barro.
CERAMISTA - quem trabalha com cerâmicaBernardo Ilg é um talentoso artesão que, com seu jeito calmo e zen, vai transformando o barro em peças de muita beleza e qualidade.
Durante o Festival de Inverno, em São Lourenço, sua oficina na Praça Brasil, (juntamente com a Lílian e a Tania) foi um sucesso absoluto, transformando crianças em artistas de uma hora para outra. Todos queriam literalmente, "pôr a mão na massa".
Belos exemplares de base para abajur expostos em sua oficina.
Seus produtos também podem ser encontrados na Loja do Caminho do Artesanato- Aldeia Vila Verde 62, no centro de São Lourenço.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

PASSEANDO PELO CAMINHO - Capelinha Nhá Chica

Localizada no bairro Cafundó (Nossa Senhora de Lourdes), e distante do centro de São Lourenço aproximadamente 4 km, a Capelinha Nhá Chica é um dos pontos de visitação que não se pode deixar de conhecer.Imagens em tamanho normal, pacientemente recobertas com cacos de ladrilhos.
O exterior da Capelinha tambem é trabalhado, e impressiona pela riqueza de detalhes.
Na fachada da construção pode-se observar a criatividade do artista plástico Marco Aurélio, idealizador e construtor da Capelinha Nhá Chica.